5 Livros que falam sobre Depressão

Olá, seja muito bem vindo! Você está na Fixação Literária!

   Essa semana vamos listar cinco obras literárias que falam sobre a depressão de forma direta ou indireta. A Depressão ainda é um dos maiores problemas da sociedade e a falta de diálogo/conscientização sobre essa doença só tende a agravar o problema. Pensando nisso trouxemos essa lista que poderá te ajudar a compreender melhor um pouco sobre a depressão, além de ter a oportunidade de conhecer excelentes livros. 

AVISO: SE VOCÊ TEM DEPRESSÃO, PROCURE ALGUMA AJUDA. 

Vamos lá!!

#1 - Os Treze Porquês (Thirteen Reasons Why)

Livro que ficou conhecido também por conta da adaptação da Netflix, o livro apresenta um enredo interessante sobre como a Depressão pode afetar as pessoas ao redor de quem convive com a doença. 
Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.


#2 - Garotas de Vidro (Wintergirls)

Outro livro marcante, que fala sobre Depressão em adolescentes e sobre como a negligência ao tratamento pode destruir vidas.
Sinopse: Lia e Cassie são amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda.


#3 - Perdão, Leonard Peacock (Forgive Me, Leonard Peacock)

Quer sentir na pele a dor de um personagem que sofre de Depressão? Então esse é o livro pra você.
Sinopse: Hoje é o aniversário de Leonard Peacock. Também é o dia em que ele saiu de casa com uma arma na mochila. Porque é hoje que ele vai matar o ex-melhor amigo e depois se suicidar com a P-38 que foi do avô, a pistola do Reich. Mas antes ele quer encontrar e se despedir das quatro pessoas mais importantes de sua vida: Walt, o vizinho obcecado por filmes de Humphrey Bogart; Baback, que estuda na mesma escola que ele e é um virtuose do violino; Lauren, a garota cristã de quem ele gosta, e Herr Silverman, o professor que está agora ensinando à turma sobre o Holocausto. Encontro após encontro, conversando com cada uma dessas pessoas, o jovem ao poucos revela seus segredos, mas o relógio não para: até o fim do dia Leonard estará morto.

#4 - Quem é você, Alasca? (Looking for Alaska)

Há controvérsias sobre o bem estar psicológico do "Gordo" Miles após o acontecido com Alasca, mas não se pode negar que a Depressão está bem presente na vida da jovem, neste livro que de tão famoso se torna desnecessário falar muito. Se você não leu esse livro, está perdendo tempo.
Sinopse: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras - e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o 'Grande Talvez'.


#5 - Meu coração e outros buracos negros (My heart and other blackholes)

Depressão, suicídio e problemas familiares. Não é preciso dizer muita coisa sobre essa história, não é?
Sinopse: Um tema amargo, mas necessário. Em Meu coração e outros buracos negros, a estreante Jasmine Warga apresenta aos leitores um romance adolescente que aborda, de forma aberta, honesta e emocionante, o suicídio. Aysel, a protagonista, enfrenta problemas com a família e os colegas de escola, como tantos jovens por aí, e, aos 16 anos, planeja acabar com a própria vida. Mas quando ela conhece Roman num site de suicídio, em busca de um cúmplice que a ajude a planejar a própria morte, num pacto desesperado, a vida dos dois literalmente vira de cabeça para baixo. Aos poucos, Aysel percebe que seu coração ainda é capaz de bater alegremente. E ela precisará lutar por sua vida, pela vida de Roman e pelo amor que os une, antes que seja tarde.

Se você gostou, fique ligado para as próximas listas de excelentes leituras que temos para vocês <3
Até a próxima.

Sobre FIXAÇÃO LITERÁRIA

FIXAÇÃO LITERÁRIASomos jovens escritores que almejam um lugar nesse vasto campo que é o universo literário e termos a chance de acrescentar na amargura do mundo uma gota de criatividade, duas colheres de elegância e uma pitada de imaginação. Créditos imagem - Mell Galli
Recommended Posts × +

0 comentários:

Postar um comentário